Este Relatório descreve os fatos relacionados aos indiciamentos por questionamentos dos resultados eleitorais enfrentados por Donald Trump nos Estados Unidos, que prometem se estender até o ano eleitoral de 2024, e analisa os efeitos disso nas redes digitais da extrema-direita no Brasil.
A partir da compreensão que as redes de extrema-direita e extremistas são cada vez mais transfronteiriças e reconhecendo a força do conservadorismo radical das direitas norte-americanas no Brasil e no mundo, entendemos ser importante monitorar continuamente a construção de narrativas nocivas e antidemocráticas por Donald Trump e aliados para entender suas implicações no contexto político-eleitoral brasileiro.
Além disso, compreendemos ser importante acompanhar a atuação das instituições públicas dos Estados Unidos na responsabilização política e jurídica dos principais artífices das iniciativas para desacreditar o sistema eleitoral daquele país e por incitar os atos golpistas que culminaram na invasão do Capitólio. O aprendizado dessa experiência pode ser um instrumento valioso para uma análise comparada dos procesos de investigação naquele país e no Brasil, a partir das ações postas em marcha pelas instituições brasileiras no âmbito das ações golpistas de 8 de janeiro de 2023 que resultaram na invasão da Praça dos Três Poderes em Brasília.
Assim sendo, este relatório sintetiza os fatos, o argumento da peça de acusação, as estratégias adotadas por Donald Trump, incluindo seus posicionamentos na sua rede social, e as repercussões disso por redes digitais da extrema-direita brasileira.