🔗 Boletim Especial DX #10 – Repercussão da condenação de Bolsonaro e núcleo crucial (12/09/2025)
Último dia de julgamento atinge ápice: o julgamento de Jair Bolsonaro e demais réus gerou picos de engajamento digital sem precedentes. O pico inicial ocorreu com o voto de Luiz Fux (314 mil menções por hora em 10 de setembro), mas o ápice do debate público digital na semana foi a conclusão do julgamento e a definição das penas, que registrou 321 mil menções por hora no dia 11 de setembro.
O julgamento de Jair Bolsonaro e demais réus, ao longo dos últimos sete dias, consolidou o Ministro Alexandre de Moraes como a figura de maior visibilidade e polarização, acumulando mais de 1,5 milhão de menções. No entanto, o dia 10 de setembro marcou uma reviravolta no cenário, com o Ministro Luiz Fux assumindo o protagonismo. Seu voto gerou um pico de quase 290 mil citações em uma única hora, superando a circulação do Ministro Moraes nesse período e se tornando o ponto central do debate digital. O Ministro Flávio Dino, embora presente de forma consistente, teve um volume de menções significativamente menor que os demais.
🔗 Boletim Especial DX #8 – Voto de Fux movimenta Redes Sociais (10/09/2028 – Manhã)
Em sua explanação da primeira parte de seu voto na manhã de 10 de setembro, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi rapidamente endossado por perfis ligados ao campo conservador: políticos e influenciadores desse campo elogiaram as falas do magistrado e sugeriram que o julgamento seria anulado – ignorando que, nesse momento, a discussão se concentrava em questões processuais e nulidades, e não no mérito das acusações.Entre os perfis que obtiveram maior alcance nas menções ao Ministro Luíz Fux no dia 10 de setembro, nove são ligados ao campo conservador e um ao campo progressista.
🔗 Boletim Especial DX #7 – Julgamento no STF e cortina de fumaça nas redes (09/09/2028)
Campo Conservador nas redes utiliza violência no Nepal como tentativa de cortina de fumaça do Brasil
 
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #6 – Repercussão 7 de setembro (04/09 a 07/09/2025)
Disputa pelo vocabulário e símbolos cívicos: as tarifas impostas pelos Estados Unidos e a reação progressista quebraram o monopólio conservador sobre utilização de símbolos patrióticos. O vocabulário cívico tornou-se um campo de batalha. Progressistas passaram a empunhar vocabulários nacionalistas como soberania e pátria em narrativas de pertencimento e justiça social, enquanto conservadores migraram sua retórica para o termo liberdade, confl ito institucional e a defesa de fi guras políticas. A exaltação da bandeira dos EUA pelos manifestantes conservadores foi duramente criticada pelos progressistas, que a usaram para mostrar quem seriam os “verdadeiros patriotas”.
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #5 – Anistia (28/08 a 04/09/2025)
O monitoramento de social listening mostra que o campo progressista liderou a disputa digital sobre o projeto de anistia. Foram registradas 7.077 ocorrências progressistas, contra 4.153 conservadoras, além de 4.626 neutras (majoritariamente imprensa) e 3.125 híbridas. Esse volume consolidou o lema #SemAnistiaParaGolpistas como narrativa dominante, associado à impunidade e à ameaça à democracia. Já os conservadores concentraram sua mobilização em torno de slogans como “anistia ampla, geral e irrestrita” e hashtags como #BolsonaroFree, defendendo a medida como “pacifi cação nacional” e resistência ao STF. A disputa de hashtags revela um contraste claro: progressistas mobilizaram rejeição e responsabilização, enquanto conservadores tentaram ressignifi car a anistia como ato de reconciliação.
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #4 – 7 de setembro (04/09/2025)
A disputa nas redes ao redor das convocatórias para o dia da independência entre os campos conservador e progressista, ainda que pequenas se comparadas com as manifestações sobre o julgamento do golpe, mostraram forte crescimento nas últimas 24 horas, com hastags como #ReajeBrasil, entre conservadores, e 7SdoPovo, entre progressistas, chamando a cidadania para manifestar-se no domingo. Pelo segundo dia consecutivo as convocatórias para o 7 de setembro tiveram mais volume de mensagens que no campo progressista, que no campo conservador.
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #3 – JULGAMENTO BOLSONARO (04/09/2025)
O julgamento de Bolsonaro se consolidou como eixo do debate político digital, atravessando todas as plataformas, com os conservadores sustentando a narrativa dominante no pré-julgamento e a abertura, enquanto a mobilização progressista equilibrou a disputa no dia 2 mas voltando a se distanciar nas últimas 24 horas.. A imprensa também acompanhou o tema de perto, reforçando a visibilidade e a centralidade do julgamento na agenda digital.
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #2 – Julgamento Bolsonaro (03/09/2025)
O julgamento de Bolsonaro foi o tema principal do debate digital, com o YouTube e o X sendo as plataformas mais relevantes. O campo conservador focou na narrativa de perseguição política, usando hashtags como #BolsonaroFree, enquanto os progressistas defenderam a responsabilização com #SemAnistia.
🔗 BOLETIM ESPECIAL DX #1 – Julgamento Bolsonaro (02/09/2025)
A repercussão digital do julgamento de Bolsonaro e do Núcleo Crucial mostra a polarização ao redor julgamento, entre as hashtags #BolsonaroCondenado, usado pelos críticos do ex-presidente, e #BolsonaroFree, usada por seus apoiadores. A hashtag dos apoiadores foi criada como uma espécie de espelho da campanha #LulaLivre. A diferença está no uso do inglês “Free” (livre, no português) para marcar distância e tentar projetar a causa de Bolsonaro no cenário internacional, até mesmo em direção à Casa Branca.
A mesma polarização se repete nas convocações para manifestações no dia 7 de setembro, entre os termos “Povo Soberano” e “Reaja Brasil”. Oposições como Anistia Versus SemAnistia ou Traidor Vs Mártir também foram registradas.
 
				