dx_blog_enem_seminario1
Diretores do IDX apresentam estudos no seminário “Desinformação nas Eleições: abordagens do Brasil e da União Europeia”
Escrito em 12 de dezembro de 2023

O Seminário “Desinformação nas Eleições: abordagens do Brasil e da União Europeia”, realizado no dia 22 de novembro, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, teve, entre os palestrantes, os diretores do Instituto Democracia em Xeque Fabiano Garrido e Tatiana Dourado. O evento marcou o fim da parceria firmada entre o Tribunal e a delegação da União Europeia no Brasil para desenvolvimento de estudos envolvendo peritos brasileiros e europeus.  A previsão é que um livro contendo todos os estudos seja publicado em breve. 

O Seminário foi aberto pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e a embaixadora da delegação da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Na primeira mesa, foi abordado o ambiente regulatório, com foco na exposição do código de prática reforçado da União Europeia e no marco regulatório da internet no Brasil.

Em seguida, Fabiano Garrido apresentou o estudo sobre os esforços empregados pela sociedade civil organizada para controle da desinformação no processo eleitoral. Por fim, Tatiana Dourado apresentou, junto ao co-autor José Moreno (Iscte, Portugal) um mapeamento de institutos e redes de pesquisa científica voltados aos estudos de desinformação. 

Assista ao evento aqui. 

plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Operação realizada com sucesso!