encontroabcp
PL 2630 no YouTube: Algoritmo de visibilidade e invisibilização na discussão sobre regulação das big techs
Escrito em 10 de setembro de 2024

PL 2630 no YouTube: algoritmo de visibilidade e invisibilização na discussão sobre regulação das big techs de autoria dos diretores do DX João Guilherme, Ana Julia Bernardi e Tatiana Dourado apresentado por Ana Julia Bernardi no 14º Encontro ABCP que ocorreu em Salvador.

O artigo analisa os registros diários do ranqueamento de vídeos pelo algoritmo do YouTube entre 25 de abril de 2023 e 6 de fevereiro de 2024, o que totaliza 10 meses.
Para isto, usa como caso de estudo o projeto de lei 2630/20, que visava instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Transparência e Responsabilidade na Internet, apelidada de “PL das Fake News”
O PL 2630 foi objeto de acentuada divergência e disputa de posicionamento protagonizados pela “Bancada da Bíblia” da Câmara dos Deputados e pelas big techs, principalmente Google e Meta, mas também Amazon, X, Spotify e Tik Tok
Assume-se, portanto, o caso do PL 2630 como relevante para melhor entender o modo como os algoritmos atuam para priorizar ou não a oferta de determinados conteúdos em detrimento de outros para usuários com diferentes padrões de uso desses sistemas.
A partir dessas análises, o artigo aponta que o viés algorítmico do YouTube favoreceu narrativas contrárias ao PL 2630, com grandes implicações para a regulação das big techs e a proteção da liberdade de expressão na internet, destacando a necessidade de maior atenção à influência dos algoritmos de recomendação e ranqueamento na formação de opinião pública em contextos legislativos controversos.
O artigo será publicado em uma edição futura da Brazilian Political Science Review e segue para avaliação da comissão da ABCP, podendo ser premiado como melhor artigo do Congresso.

ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR.
Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença.
https://creativecommons.org/

plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Operação realizada com sucesso!