Copy-of-GloTech@UMass-Primer-3
Workshop Empowering Election Integrity in the Global Majority | GloTech Lab
Escrito em 2 de maio de 2024

O Global Technology for Social Justice (GloTech) Lab, um novo centro de tecnologia crítica e estudos globais sediado na Universidade de Massachusetts, marcou seu lançamento oficial com um evento que reuniu 60 acadêmicos e líderes da sociedade civil de todo o mundo nos dias 18 e 19 de abril. Sob a liderança de Jonathan Ong, diretor do GloTech Lab, o workshop intitulado “Empowering Election Integrity in the Global Majority” teve como objetivo principal a troca de estratégias para promover coligações eleitorais inclusivas, monitorar e desmonetizar divulgadores de desinformação, além de explorar o uso de ferramentas de inteligência artificial para investigações de alto impacto, em meio a um ano de eleições globais.

Parte significativa do evento envolveu a apresentação e discussão do estudo pioneiro intitulado “Custom Built / Feito Sob Medida: Strategy Blueprint for Global Majority Election Coalitions”, que comparou experiências eleitorais no Brasil e nas Filipinas. Este estudo, liderado pelos pesquisadores do INCT-DSI Marcelo Alves (Diretor de Metodologia e Inovação do DX), Raquel Recuero, Rafael Grohmann e Camilla Tavares, foi amplamente debatido durante o evento. Além disso, Marcelo Alves participou de um painel sobre o financiamento da desinformação.

Este evento representa uma continuação de uma colaboração iniciada há dois anos, provocada pelo professor Jonathan Ong da Universidade de Massachusetts e intermediada por Rafael Grohmann da Universidade de Toronto. Inicialmente concebido para realizar uma análise comparativa entre as experiências de combate à desinformação e de proteção à democracia no Brasil e nas Filipinas, o evento evoluiu para incluir especialistas do mundo todo, especialmente do Sul Global, que compartilharam suas experiências e estratégias bem-sucedidas e malsucedidas no enfrentamento da desinformação.

Além das discussões centrais, o evento contou com uma agenda diversificada, incluindo apresentações sobre contextos eleitorais e estratégias de informação em países como a Coreia do Sul, bem como grupos de trabalho focados em temas específicos, como a desmonetização da desinformação. Os participantes esperam que as lições aprendidas durante o evento possam ser aplicadas em futuras eleições ao redor do mundo, incluindo o contexto eleitoral da Índia, e contribuam para o aprimoramento das estratégias de combate à desinformação em escala global.

ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR.
Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença.
https://creativecommons.org/

plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Operação realizada com sucesso!