Sonar | Samuel Lima e Sérgio Quintella – 17/10/2025
Levantamento exclusivo do GLOBO mostra que menções ao governador na internet ‘explodiram’ após tarifaço de Trump, embora ele tenha reduzido a quantidade de postagens
A estratégia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de modular o discurso, retomando o figurino de gestor estadual, não conseguiu dissuadir as redes lulistas de apontá-lo como alvo prioritário e candidato favorito de Jair Bolsonaro (PL). Levantamento realizado pela consultoria Bites, a pedido do GLOBO, mostra que Tarcísio enfrenta uma oposição ruidosa nas redes sociais e que continua em alta mesmo com a menor exposição adotada em suas próprias contas.
A sucessão de polêmicas também é um sintoma observado a partir da taxa de interação dos posts do governador. Na contramão da quantidade de publicações, a média de curtidas, comentários e compartilhamentos aumentou 43% nos seus perfis oficiais. O GLOBO observou ainda que Tarcísio tem à sua disposição uma equipe disposta a fazer moderação de comentários, excluindo aqueles considerados ofensivos. Dessa forma, a taxa tende a estar subestimada no levantamento.
Letícia Capone, que integra o grupo de pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio e atua como diretora de monitoramento do Instituto Democracia em Xeque, acredita que a postura de Tarcísio em relação à corrida presidencial se justifica mais como uma tentativa de evitar o “fogo amigo” na extrema direita, notadamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), do que para sair da mira da esquerda.
ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR.
Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença.
https://creativecommons.org/