O Globo | Crise do metanol vira arma política nas redes e pressiona Tarcísio
Escrito em 6 de outubro de 2025
Blog do Lauro Jardim | Por Pâmela Dias 03/10/2025
A crise do metanol no país virou palco da mais recente disputa de narrativa política e ampliou a pressão sobre Tarcísio de Freitas. Dados inéditos do Instituto Democracia em Xeque mostram que enquanto a direita mobilizou ataques a Lula, explorando a tragédia como denúncia de omissão federal e relação com facções criminosas, a esquerda enquadrou o surto como falha do governador de São Paulo, destacando ausência de campanhas de prevenção e pedindo transparência sobre bares e marcas.
Entre 30 de setembro e 2 de outubro, o assunto explodiu: no dia 30, a direita fez 60 registros, a esquerda 80 e o centrão 1. Dois dias depois, o debate atingiu o ápice: 99 registros da direita, 99 da esquerda e 22 do centrão — um total de 319 menções, sinal da universalização da pauta.
ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença. https://creativecommons.org/
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.