Carta Aberta: Governos devem agir agora para conter a desinformação climática
Escrito em 14 de novembro de 2024
O Instituto Democracia em Xeque, ao lado de mais 50 organizações e 42 especialistas e organizações, assinou uma carta aberta lançada ontem, 13, na COP 29, exigindo que os líderes mundiais tenham ações efetivas contra a desinformação climática. A integridade da Informação será também tema durante o evento na próxima semana, quando uma iniciativa será lançada durante a Cúpula de Alto Nível. Organizações como ClimaInfo, FALA, Greenpeace Brasil, OC e Instituto Talanoa também são signatárias da carta.
Entre os pontos principais estão: Reconhecer a ameaça; adotar uma definição universal sobre o que é desinformação climática; impedir a monetização da desinformação; adotar políticas que aumentem a capacidade dos usuários de internet a identificar conteúdos falsos.
ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença. https://creativecommons.org/