estadaomarcalbanner3
Estadão | Pablo Marçal mantém em funcionamento rede digital de apoiadores que lucram com cortes de vídeos
Escrito em 24 de setembro de 2024

Levantamento do Instituto Democracia em Xeque, Estadão e agência Bites identificou dinâmica de contas anônimas de apoio ao coach no Instagram, TikTok e YouTube; campanha de candidato do PRTB não se manifestou.

Por Guilherme Caetano | 24/09/2024 | 14h30

BRASÍLIA – Apesar de a Justiça Eleitoral ter mandado derrubar perfis de Pablo Marçal em redes sociais usados para monetização, um grupo de contas anônimas continua turbinando a imagem do candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo e minando seus rivais com milhões de visualizações. Ao mesmo tempo, seus apoiadores lucram com o compartilhamento de cortes de vídeos do ex-coach.

Veja o relatório do DX parte do projeto Hubs Regionais
“Campanha Paralela: As contas anônimas de Pablo Marçal no TikTok”

Em 24 de agosto, uma decisão liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo mandou tirar do ar perfis de Marçal usados para monetização, atendendo a um pedido da campanha da candidata e deputada federal Tabata Amaral (PSB). A decisão foi motivada por indícios de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na remuneração de usuários para produzir “cortes” e divulgá-los nas redes.
O Estadão, o Instituto Democracia em Xeque (DX) e a agência Bites identificaram contas de apoio a Marçal no YouTube, Instagram e TikTok que impulsionam a ofensiva do candidato na campanha e oferecem cursos de como outros usuários podem tirar proveito desse conteúdo. A análise de 50 perfis em cada uma dessas redes sociais mostra como esse ambiente de idolatria ao coach funciona. Procurada para comentar o assunto, a campanha do PRTB não respondeu.
Leia a matéria completa.

ESTE RELATÓRIO ESTÁ LICENCIADO SOB A LICENÇA CREATIVE COMMONS CC BY-SA 4.0 BR.
Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, inclusive para fins comerciais, contanto que atribuam crédito aos autores corretamente, e que utilizem a mesma licença.
https://creativecommons.org/

plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Operação realizada com sucesso!